Unidade de Queimados: PSD quer ouvir secretário de Estado, ARS e CHUC

21 de fevereiro de 2018
PSD

 

O PSD defende a remodelação da Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e apela ao Governo que mantenha a capacidade de resposta nesta área. As Unidades de Queimados, dos Serviços de Urgência Polivalente e dos Serviços de Medicina Intensiva tiveram um papel central após a devastação dos fogos florestais em 2017. As consequências humanas só não foram ainda mais trágicas graças à intervenção dos hospitais da região Centro, assinalam os deputados em documento entregue no Parlamento.

Em requerimento, os deputados social-democratas solicitam a audição urgente do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, da presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) e do responsável pelo Conselho de Administração do CHUC.

Importa, neste contexto, garantir que o Governo investirá no CHUC e não reduzirá, ao invés, o número de camas disponíveis para doentes queimados nesse estabelecimento hospitalar, em benefício dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) localizados nas cidades de Lisboa e do Porto. Tal não só prejudicaria os utentes da região Centro, como significaria uma inaceitável discriminação negativa daquela região”, referem os deputados.

Para o PSD, é necessário avançar com a remodelação da Unidade de Queimados, serviço onde já foi apresentado “um projeto novo, integrado, em articulação entre os serviços de Cirurgia Plástica, Anestesiologia e Medicina Intensiva, cumprindo todos os ditames preconizados para as unidades de queimados”, afirmam.

Finalmente, os deputados do PSD consideram que a instalação de uma Unidade de Queimados Pediátrica na região Norte “não deverá prejudicar a criação de uma unidade similar na região Centro”.